Equipe
Vera Alves Cepêda (coordenadora)
http://lattes.cnpq.br/4917331423373631
Departamento de Ciências Sociais (DCSo) - Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) - campus São Carlos da UFSCar.
Doutora em Ciência Política pela USP (2004), com pós-doutorado no IESP (2016). Atualmente é: líder do grupo de pesquisa Ideias e Intelectuais para o desenvolvimento e a democracia (CNPq); diretora do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento (CICEF); coordenadora do Grupo Temático de Teoria e Pensamento Político do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC); pesquisadora da International Network for Analysis of Corporatism and Organized Interests (NETCOR – instituições de pesquisa do Brasil, Portugal, Espanha, Argentina, França, Itália, Grécia, Polônia, Hungria, Paraguai); coordenadora da Área temática de Pensamento Político Brasileiro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP); coordenadora do Eixo Temático Ideas, intelectuales y paradigmas: las trayectorias del Pensamiento Latinoamericano do Fórum Universitário do Mercosul (FoMERCO). Foi membro da área de Ciência Política da Associação do Grupo Montevidéu (AUGM; 2014-2017), secretária-geral da Regional Sudeste da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP, 2017-2019); coordenadora da área de Teoria e Pensamento Político da Associação Brasileira de Ciências Sociais (ANPOCS, 2017-2019). Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGPol/UFSCar), Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS/UFSCar) e ao Programa de Mestrado Profissional/Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos (PPGGOSP/UFSCar). Desenvolve pesquisas no campo do pensamento político e social brasileiro (instituições, intelectuais e teorias ligados ao problema do desenvolvimento e da democracia); das capacidades estatais e ação das instituições públicas para a inclusão social e a equidade; e fundamentos teóricos e constructos intelectuais na Nova Direita no Brasil e no mundo.
Adelcio Camilo Machado
http://lattes.cnpq.br/4163948825825308
Departamento de Artes e Comunicação (DAC) - Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) - campus São Carlos da UFSCar.
Doutor em Música pela UNICAMP (2016) - Co-líder do Grupo de Estudos da Canção Popular (UFSCar) - Possui redes colaborativas com os grupos de pesquisa Música popular: história, produção e linguagem (UNICAMP), História e Música (UNESP-Franca), Grupo de Estudos Culturais (UNESP-Franca), Núcleo de Estudos Literários e Musicológicos (UFES) e Centro de Estudos em Música e Mídia (UNIP). Pesquisa o repertório da música popular gravada, sobretudo da canção popular, buscando reconhecer suas conexões com seus respectivos contextos de produção e circulação. Atua no GTT no eixo da Memória e Conhecimento, colaborando com o estudo das memórias e narrativas inscritas nos documentos sonoros.
Ana Cristina Juvenal da Cruz
http://lattes.cnpq.br/6736396213946663
Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) - - Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) - campus São Carlos da UFSCar.
Doutora em Educação pela UFSCar (2014) - Grupo de pesquisa Educação e Relações Étnico-Raciais. Foi bolsista Capes com com período sanduíche na École des hautes études en sciences 37 sociales (EHESS), Diretora do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH / UFSCar), gestão 2020-2024; Coordenadora do GT 21 Educação e Relações Étnico-Raciais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd, gestão 2021-2023. Supervisora de projeto do Edital Equidade Racial na Educação Básica - Pesquisas Aplicadas e Artigos Científicos do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades - CEERT (2020-2022). Atua na pesquisa em educação com ênfase em relações étnico-raciais, estudo e ensino das histórias africanas e afro-brasileiras e da diáspora negra. Junto ao projeto irá atuar no debate e produção de conhecimento sobre educação e relações étnico-raciais, com enfoque na utilização dos acervos para produção de uma memória coletiva. Com tal intuito pretende-se pensar e produzir ações para constituir um dever de memória como elemento fundamental para a formação intelectual para uma sociedade antirracista para a justiça e a igualdade.
Bento Prado de Almeida Ferraz Neto
http://lattes.cnpq.br/0084436724293824
Departamento de Filosofia (DFil) - Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) - campus São Carlos da UFSCar.
Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia/USP (2001). Membro do grupo de pesquisa Constituição e Crítica da Subjetividade na História da Filosofia; Estudos em Filosofia Antiga (UFSCar). Foi vice-Diretor do CECH, entre 2008 e 2009. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Wittgenstein, figuração, linguagem. Seus temas de pesquisa abrangem Filosofia da Linguagem, Wittgenstein, temporalidade na filosofia contemporânea e estudos em Filosofia Antiga. Sua contribuição ao projeto consistirá em atuar no tratamento dos acervos, em especial no Bento Prado, com sua catalogação, descrição e disponibilidade para pesquisas e investigações.
Débora Cristina Morato Pinto.
Bolsista Produtividade em Pesquisa, nível 2. Departamento de Filosofia (DFil) - Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) - campus São Carlos da UFSCar. Doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1995-2000) – Bolsista CNPq e FAPESP), com estágio sanduíche na Universidade Paris X – Nanterre. Docente do Departamento de Filosofia da UFSCar desde 2002, atuando nos Cursos de Graduação em Filosofia e Psicologia e nos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e em Estudos de Literatura. Desenvolve pesquisa nas seguintes áreas: 1) História da Filosofia Contemporânea, 2) Filosofia Francesa Contemporânea, 3) Metafísica e 4) Filosofia da Psicologia e da Psicanálise. Seus temas mais recorrentes de estudo e produção científica são a filosofia da duração de Henri Bergson, com ênfase nas noções de memória, consciência e vida, bem como a fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty e a fenomenologia do desejo de Renaud Barbaras. Realizou dois estágios de Pós-Doutorado na USP (2017, com Franklin Leopoldo e Silva, 2019 com Pedro Paulo Pimenta) e um estágio na Université Paris I – Panthéon-Sorbonne (2019-2020), com Renaud Barbaras, financiada pela FAPESP). Foi professora visitante na Universidade de Toulouse Jean-Jaurès em 2008-2009 pelo convênio Master Mundus Europhilosophie, e na Universidade de Coimbra em 2016 pelo mesmo convênio, que coordenou na UFSCar. Faz parte do Conselho de Administração da Société des Amis de Bergson e foi membra do Conselho Editorial da Revista Annales Bergsoniennes de 2004 a 2016. Hoje compõe o Conselho Científico do Periódico Bergsoniana. Faz parte do Convênio 38 de Cooperação Científica “The Global Bergsonism Research Project “A Chapter in the Global History of Philosophy: New Perspectives on Bergsonism” (CNRS-France). Foi professora visitante e ministrou seminário na École Normale Supérieure de Paris, em fevereiro de 2020. É líder do grupo de pesquisa do CNPq “Constituição e crítica da subjetividade”. Foi coordenadora do Grupo de Trabalho Filosofia Francesa Contemporânea da ANOPOF. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa, nível 2, do CNPq, desenvolvendo o projeto “Psiquismo, memória e vida”'. A metafísica de Bergson na confluência de saberes”. A contribuição nesta proposta será voltada para as discussões sobre memória e tempo.
Diana Junkes Bueno Martha
http://lattes.cnpq.br/1857520068239671
Bolsista Produtividade em Pesquisa, nível 2. Departamento de Letras (DL) - Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) - campus São Carlos da UFSCar. Bacharel em Ciências Econômicas (1992). Possui mestrado (2004) e doutorado (2008) em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Araraquara). Entre 2018-2019 desenvolveu estágio como Pesquisadora Colaboradora (USP-Depto Letras Modernas), com pesquisas sobre as relações entre Walter Benjamin e Haroldo de Campos. Foi Pesquisadora Visitante da Universidade de Buenos Aires (AUGM/2018) e na Universidade Jaguelônica de Cracóvia (2019) Visiting Fellow da Universidade de Yale (EUA-2012), onde desenvolveu pesquisas específicas sobre Haroldo de Campos, cultura e poesia brasileiras na contemporaneidade. Visiting Scholar da University of Illinois at Urbana-Champaign (EUA-2010), onde desenvolveu trabalhos sobre literatura e cultura brasileiras. Possui pós-doutorado na área de Análise do Discurso e Psicanálise pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP) (2011). É professora de Teoria Literária e Literatura Brasileira da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, na graduação e na pós-graduação, onde também atua como pesquisadora e Pró-reitora adjunta de pesquisa. Coordena o acordo de intercâmbio internacional entre o Programa de Estudos de Literatura-UFSCar e o Programa de Literatura da Universidade de Playa Ancha/Chile, do qual é professora visitante. Sua principal linha de pesquisa desenvolve-se na área de Letras, com ênfase em estudos de Literatura e Cultura Brasileiras na modernidade e contemporaneidade. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Poesia e Cultura (NEPPOC/ CNPq - UFSCar). A sua principal linha de pesquisa desenvolve-se na área de Letras, com ênfase em estudos de literatura e cultura brasileiras na modernidade e contemporaneidade. Atua, principalmente, nos seguintes temas: poesia e política; teoria e crítica do texto poético; poesia e outras linguagens; poesia e cultura; Haroldo de Campos.
Fabio Grigoletto
http://lattes.cnpq.br/2398917544592259
Centro de Ciências da Natureza (CCN) - campus Lagoa do Sino da UFSCar.
outor em Administração Pública e Governo pela FGV/EAESP (2018) - Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Ciência Cidadã - Pesquisador no Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (FGV/EAESP) - Tem como interesses de pesquisa a análise organizacional e da ação pública, com ênfase na investigação de políticas públicas incidindo sobre espaços rurais e periurbanos, notadamente em áreas de conservação ambiental e assentamentos rurais de reforma agrária. Recentemente, tem atuado em bairros rurais do Vale do Ribeira a partir de projetos de pesquisa aplicada 39 voltados para o engajamento de crianças e jovens no processo científico através da abordagem da Ciência Cidadã. Participa nesta proposta a partir da reflexão em torno do tema 1.2 Pós-Verdade, Antropoceno e o papel das humanidades. Tem interesse especial pela compreensão das relações estabelecidas entre o paradigma da pós-verdade e a capacidade coletiva de construção e desconstrução de determinadas questões como sendo problemas públicos, processo elementar à formulação e implementação de políticas públicas.
Jacqueline Sinhoretto.
http://lattes.cnpq.br/7743699562476490
Bolsista Produtividade em Pesquisa, nível 1C. - Departamento de Sociologia (DS) - Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) - campus São Carlos da UFSCar. Doutora em Sociologia pela USP (2007) - Líder do Grupo de Pesquisa do Grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos (GEVAC/UFSCar) - Experiência pós-doutoral nas universidades de Toulouse-Jean-Jaurrès (França) e Ottawa (Canadá) - Bolsista de Produtividade 1C do CNPq - Pesquisadora do INCT - Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (InEAC). Atua em sociologia da violência, justiça criminal, controle do crime, prisões, políticas públicas e alternativas ao penal. Participa nesta proposta do tema 1.2 na reflexão sobre neoliberalismo, autoritarismo e pós-verdade.
Kelen Christina Leite
http://lattes.cnpq.br/0993995005511082
Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) - Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB) - campus Sorocaba da UFSCar. Doutora em Ciências Sociais pela UFSCar (2005). Grupos de Pesquisa: NEGDS - Núcleo de Estudos de Gênero, Diferenças e Sexualidades e Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia, Cultura e Sociedade. Foi bolsista CAPES com estágio doutoral na Univesità Milano-Bicocca (Itália). Pós-doutoramento e Visiting Professor na Università Sapienza de Roma (Itália). Credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana (PPGECH). Atua em temáticas como: trabalho e “capitalismo de plataforma”; gênero e trabalho; precarização; neoliberalismo, democracia e conservadorismo e é a partir desta atuação que poderá contribuir com esta proposta.
Lidiane Soares Rodrigues
http://lattes.cnpq.br/5343968646005766
Departamento de Ciências Sociais (DCSo) - Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) - campus São Carlos da UFSCar. Doutora em História (Universidade de São Paulo, 2012) - Líder do Grupo “Metamorfoses do Simbólico”. Atua nos temas: Campo intelectual, História das Ciências Sociais, Circulação internacional dos bens simbólicos, Nova(s) Direita(s). Em suas pesquisas, trabalhou com materiais arquivísticos, algo incontornável para a produção na área de História. Trata-se, portanto, neste projeto, de colocar a experiência adquirida em arquivos nacionais e internacionais a serviço do rico acervo que é patrimônio da UFSCar.
Luciana Salazar Salgado
http://lattes.cnpq.br/5206927424265495
Departamento de Letras (DL) - Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) - campus São Carlos da UFSCar. Doutora em Linguística pela Unicamp (2007) - Líder do GP Comunica – inscrições linguísticas na comunicação (UFSCar/CEFET-MG, CNPq), que pertence ao LABEPPE – Laboratório de Escritas Profissionais e Processos de Edição (UFSCar/CEFET-MG). Coordena a UEIM - Unidade Especial de Informação e 40 Memória (UFSCar) e, no Programa de Pós-graduação em Culturas e Identidades Brasileiras, no Instituto de Estudos Brasileiros (USP), trabalha no Fundo Milton Santos. A essas experiências com acervos, coleções e fundos documentais, soma-se a assessoria à implantação do Observatório da Literatura Digital Brasileira (NILS, UFSCar), com a pesquisa sobre as relações algorítmicas entre objetos técnicos portadores de discursos (notadamente os repositórios) e sua condição de operador social. O confronto entre acervos e bancos de dados está no centro da investigação sobre as diferenças entre cibercultura e cultura digital, apropriações da técnica em franco embate político, que configuram a questão de fundo: como um documento ou um dado vêm a ser um documento ou um dado? Investigar o apagamento histórico e sistemático dos processos que constituem os mais diversos acervos e os aspectos técnicos que viabilizam sua existência são o foco de nossa participação nesta proposta.
Priscila Martins de Medeiros
http://lattes.cnpq.br/8021362429861754
- Departamento de Sociologia (DS) - Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) - campus São Carlos da UFSCar. Doutora em Sociologia (2014) pela Universidade Federal de São Carlos. Líder do grupo de Pesquisa CNPq "Texturas da Experiência: Sociologia e Estudos da diáspora africana". Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar. Compõe a coordenação colegiada do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFSCar. Tem experiência na área de Sociologia, atuando nos seguintes temas: relações raciais; Estudos Pós-coloniais; Diáspora africana; Artes da diáspora africana. Realizou pós-doutorado na Universidade de Warwick, Reino Unido (2019), com financiamento da FAPESP, desenvolvendo pesquisa sobre relações raciais no Pensamento Social brasileiro e britânico. Na atual proposta, pretende atuar na produção de materiais formativos e em cursos, voltados especialmente para estudantes de graduação e de pós-graduação, com base nos materiais disponibilizados nos acervos do NEAB.
Ricardo Biscalchin
http://lattes.cnpq.br/1667531060974049
Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM) - Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) - campus São Carlos da UFSCar. Doutor em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Marília, Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade e Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do grupo de pesquisa Organização do Conhecimento para Disseminação da Informação, atuando como pesquisador na área de Representação Temática da Informação, com foco em vocabulário controlado multilíngue pela perspectiva da garantia cultural, da Terminologia e da Interoperabilidade. Participou de atividades de intercâmbio na Universidade de Coimbra pelo período de abril a junho de 2019. Bibliotecário responsável pela Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM) do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH-UFSCar).
Rodrigo Constante Martins
http://lattes.cnpq.br/6617183095074852
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - Departamento de Sociologia (DS) - Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) - campus São Carlos da UFSCar. Bacharel e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos. Doutor pelo Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais da Universidade de São Paulo (2004). Possui pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences 41 Sociales de Paris (2005-2006), como bolsista da Maison des Sciences de l'Homme. Foi pesquisador visitante do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2008), professor visitante na Université Paris Nanterre - Paris X (2019-2020) e pesquisador convidado do Institut de Recherche pour le Développement - IRD, na França (2020). É professor associado do Departamento de Sociologia, do Programa de Pós-graduação em Sociologia e do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Foi chefe do Departamento de Sociologia (2014-2015) e coordenador do Programa de Pós Graduação em Sociologia da UFSCar (2015-2019). Desde janeiro de 2021 é Pró-reitor de Pós Graduação da UFSCar. Atua na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural e Sociologia Ambiental. Seus principais temas de investigação são: questão agrária e conflitos socioambientais, ruralidades e meio ambiente, sociedade e recursos hídricos, desenvolvimento rural, governança das águas e teoria social.
Tatiane Cosentino Rodrigues
http://lattes.cnpq.br/8361431964064731
Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) - Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) - campus São Carlos da UFSCar. Doutora em educação (2011) pela Universidade Federal de São Carlos. Líder do grupo de Pesquisa CNPq "Educação e relações étnico-raciais". Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenou projeto internacional do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento (CAPES). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, relações raciais, diversidade, diferença, formação inicial e continuada de professores. Realizou pós-doutorado na Universidade Paris Nanterre (2019-2020), no Centre de Recherche Éducation et Formation (CREF-EA 1589). Équipe Éducation Familiale et Interventions Sociales auprès des familles com bolsa FAPESP e Print/CAPES. Pretende pensar e produzir propostas formativas para educadores da educação básica, produzir práticas pedagógicas e materiais didáticos com os temas e acervos reunidos nesta proposta.
Viviane Melo de Mendonça
http://lattes.cnpq.br/4827331651090223
Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) - Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB) - campus Sorocaba da UFSCar. Doutora em Educação pela UNICAMP (2003) - Grupo de pesquisa Núcleo de Estudos de Gênero, Diferenças e Sexualidades (NEGDS) e Núcleo de Estudos e Pesquisa Tecnologia, Cultura e Sociedade (NEPeTeCS). Professora visitante do Dipartamento di Storia, Disegno e Restauro Dell'Arquitetura da Università di Roma La Sapienza-ITÁLIA em 2019, onde também realizou pós-doutoramento. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Estudos da Condição Humana (PPGECH), gestão 2021-2023. Desenvolve pesquisas em estudos de gênero, feministas e das sexualidades, atuando nos seguintes temas: memória social, heteronormatividade e heterossexualidade compulsória, educação, corpo e afeto e suas relações com a tecnologias, ciência, arte e cultura. No projeto atuará nas discussões sobre gênero, corpo, afeto, memória e manifestações artísticas e culturais, colaborando com o debate sobre a categoria humano na sociedade contemporânea.